segunda-feira, 9 de maio de 2022

 

DIA MUNICIPAL DOS IMIGRANTES BÚLGAROS E GAGAÚSOS BESSARIANOS

 

No dia 1 de maio, em alusão a data instituída por lei municipal de 2007, foram feitas celebrações em homenagem aos imigrantes búlgaros e gagaúsos bessarianos, no Parque Estadual Ilha Anchieta que contou com a seguinte programação: Lanche Comunitário, Missa Celebrada pelo Pe. Marcelo Ramos Thurmann, Caminhada ao antigo cemitério, homenagem às almas e um tour histórico pela ilha.

A partir de 1926, a Ilha Anchieta começou a receber 2 mil pessoas da Bulgária e da região que hoje se chama Gagauzia, dentre outros imigrantes oriundos do Leste Europeu, Os 2 mil imigrantes búlgaros que se estabeleceram na ilha, na falta de outro alimento, comeram mandioca brava e um grande número deles morreu e os demais se retiraram do lugar. Em apenas 100 dias, o fato de 151 pessoas perderem a vida é uma grande tragédia na história da imigração.

E para homenagear o sacrifício dos ancestrais, seus filhos e netos foram à ilha em setembro de 2014 e afixaram na Casa de arquivos a lista dos nomes dos imigrantes falecidos na tragédia.

Em Ubatuba foi instituid o “Dia municipal dos imigrantes búlgaros e gagaúzos bessarabianos”. A proposta, que estabelece o dia 18 de abril para lembrar a data no calendário municipal de eventos.

O escritor Jorge Cocicov escreveu obras literárias explicando o período em que se teve tal imigração e as dificuldades e injustiças que ocorreram na época, por exemplo, as 151 mortes na Ilha Anchieta, nas quais apenas dez eram pessoas adultas.

Estiveram presentes no acontecimento as seguintes autoridades e pessoas ligadas ao evento: Ana Lucia Wuo atual Gestora do PEIA, Sonia Dimov é a presidente da Associação Cultural do Povo Bulgaro no Brasil, José Walther Cardoso, Iara Ribeiro, cabo Rocha e sua esposa, junto com a gestora deram todo o suporte para essa memorável reverencia aos imigrantes

falecidos na ilha.

Destacado também o apoio de segurança da guarnição da Policia Ambiental Marítima, da PM com sede no Saco da Ribeira que colaboraram com o evento.















Nenhum comentário:

Postar um comentário