Home

Convidamos a todos a nos visitar na Feira do Leste Europeu, que ocorrerá este domingo dia 21/02/2016... Venham será um prazer recebê-los !!!





ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL - BULGARI

 A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL,  fundada em 1996 por iniciativa do Sr. Julio Dimov,  tendo como colaboradores, Dr. Jorge Cocicov, Nelson Grecov,  Sonia Dimov e Catarina Paslar, tem como objetivos principais:
1) promover a harmonia e a fraternidade entre os associados;
2) proporcionar o intercâmbio amistoso com entidades públicas e particulares brasileiras e estrangeiras, respeitando as leis do Brasil;
3) promover atividades sociais, culturais e recreativas: e,
4) resgatar e divulgar a cultura búlgara, os hábitos e costumes do povo búlgaro, o turismo e os produtos da Bulgária.

 A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL, nas suas atividades, tem se dedicado com afinco a:
a) comemorar as datas significativas e históricas da BULGÁRIA, em eventos abertos ao público em geral;
b) participar das FEIRAS DO LESTE EUROPEU, realizadas mensalmente na Vila Zelina e de outros eventos, divulgando a cultura búlgara através da gastronomia, da arte, do artesanato, da dança e da música da Bulgária;
c) participar da FESTA DO IMIGRANTE em São Paulo, realizada anualmente no MUSEU DA IMIGRAÇAO, evento que conta com a presença de milhares de visitantes;
d) participar da Festa Internacional do Folclore, com a apresentação de danças e músicas búlgaras; e,
e) exaltar e incentivar a difusão da cultura búlgara, quer seja no âmbito interno  da ASSOCIAÇÃO, entre seus membros, quer seja através da mídia em geral, inclusive da participação em programas de TV mostrando a cultura búlgara.
Para a realização deste trabalhos, a ASSOCIÇÃO conta, dentre outros, com a presença e cooperação da jornalista Maya Daskalova, e de seu profundo conhecimento da cultura búlgara.
 Conta também com o valioso trabalho de Jacy Karastan Noboa, para divulgar e manter ligação com associações búlgaras do exterior.
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL mantém esforço permanente para  integrar os trabalhos com o Consulado da Bulgária, contando para isso com a inestimável colaboração do Cônsul  Comercial da Bulgária em São Paulo,  Sr. Kostadin Stoichev.
Pela sua especial importância, a ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL colabora intensamente na divulgação do livro “Imigração no Brasil – Búlgaros e Gagaúzos Bessarábios”, de autoria  do Dr. Jorge Cocicov, em 3 volumes, com rico material em português sobre a história da Bulgária, gastronomia, idioma e a presença da literatura búlgaro-brasileira.  O livro, inclusive, ganhou uma primeira versão para o idioma búlgaro, através  da Agência Governamental para os Búlgaros no Exterior, com publicação em Sófia, em 2014.

Elaboração Catarina Paslar, em  São Paulo,  07 de janeiro de 2016.




HISTÓRICO E ATIVIDADES.



70 Anos de Imigração Búlgara no Brasil : de 16 a 31 de maio de 1996. Exposição fotográfica e de objetos da Imigração Búlgara no Brasil – Museu da Imigração de São Paulo, SP. Apresentação da Musica e Dança búlgaras em telão VOZES BÚLGARAS. Entrevista na língua búlgara com vários imigrantes.Colocados cartazes convite em estações do metro para a Exposição Búlgara. Relevante publicação na mídia, Jornal Folha de São Paulo.Organização Julio Dimov, Sonia Dimov e Nelson Grecov.

*16 de novembro de 1996 – Fundação da Associação Cultural do Povo Búlgaro no BrasilBULGARI .Iniciativa Sr Julio Dimov ,colaboraçao juridica Dr Jorge Cocicov,1o presidente da ASSOCIAÇÃO Nelson Grecov- secretaria Catarina Paslar.
*1997/1998/ 1999/2000… reuniões, encontros festivos e comemorativos, confraternizações… Musica e Dança Búlgaras. Gastronomia Búlgara -presidente Nelson Grecov.
2000 Publicações dos Informativos Coloridos Búlgaros BULGARI- mensalmente,(com altos custos de impressão) levando a cultura,tradições, culinária e eventos da ASSOCIAÇÃO a comunidade- presidente Nelson Grecov. Dep Cultural Maruska Kara, secretaria Catarina Paslar.
* 24 de maio de 1998 – Excursão à Moldávia – participação de expressivo número de descendentes das famílias búlgaras a viagem.Visita a cidades de etnias búlgaras. Iniciativa Dr Jorge Cocicov.
* 04 de maio de 2005 – lançamento do Primeiro livro “Imigração no Brasil – Búlgaros e Gagaúzos Bessarabianos ” autor Dr. Jorge Cocicov. Lançamento do livro no Museu da Imigração com enorme publico, búlgaros e descendentes.
*28 de outubro de 2006 – 80 anos da Imigração Búlgara no Brasil : Evento comemorativo . Solenidade comemorativa, homenagens, revivência da viagem de trem , espetáculo de danças típicas e jantar festivo – Museu da Imigração de São Paulo.presidente Dr Jorge Argachoff ,diretora dep. cultural Jacy Karastan Noboa.
*27 de maio de 2007 – lançamento do Segundo livro “Imigração no Brasil e Uruguai – Búlgaros e Gagaúzos Bessarabianos (Romenos )”autor Dr. Jorge Cocicov.
* Feira do Imigrante no Museu da Imigração – calendário oficial da Cidade de São Paulo
Culinária Típica, Artesanato e Espetáculo de Música e Dança Búlgaras.-presidente da ASSOCIAÇÃO Dr Jorge Argachoff secretaria Jacy Karastan Noboa .1ª apresentação a partir de 2006 até o presente ano, consecutivamente. Apoio Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo . Apresentação especial sobre a gastronomia búlgara e a Bulgária na Feira do Imigrante- Destaque na mídia no programa especial TV Bandeirantes 2006 e 2007.
* Encontro Cultural das Comunidades Eslavas . presidente Sonia Dimov secretaria Jacy Karastan Noboa.
– 18 de maio de 2008 e
– 03 de agosto de 2009
 * Curso de Búlgaro- Aula inaugural : dia 28 de fevereiro de 2009 – sala do Museu da Imigração .Iniciativa Dr Jorge Cocicov presidente Sonia Dimov.
*Apresentação na TV GLOBO programa ” Mais Você ” -Ana Maria Braga ,programa especial sobre gastronomia ,tradições e cultura búlgaras – NATAL BÚLGARO -mostra da culinária búlgara,entrevistas ,dezembro 2011.presidente Sonia Dimov secretaria Jacy karastan Noboa.
Festa do Imigrante 2012 .Apresentação do artesanato búlgaro com João Coltacci -na TV GLOBO -Jornal da Manha 2012 presidente Catarina Paslar.
Participação no Festival de Musica e Dança Internacional -várias etnias , setembro de 2012 com a apresentação de Música e Dança Búlgaras. presidente Catarina Paslar.
* Parceria da ASSOCIAÇÃO com AMOVIZA na “Feira do Leste Europeu ” artesanato e gastronomia na Vila Zelina , de 2012 ate a presente data, presidente Catarina Paslar
Tradução do livro IMIGRAÇÃO NO BRASIL – Búlgaros e Gagauzos Bessarabianos do autor Dr Jorge Cocicov por Maya Daskalova 2011-2012-2013.
Participação na TV GLOBO – programa Esquenta de Regina Case – Pascoa dos Países Eslavos. abril 2014.presidente Catarina Paslar
*Parceria da ASSOCIAÇÃO com o SESC -Evento Internacional – ” Festival de Dança e Musica dos Balcans abril/ maio 2014 .Apresentação de musica e gastronomia búlgaras- presidente Catarina Paslar.
*Comemorações de datas cívicas da BULGÁRIA 03 de março,24 de maio e 29 de outubro,realizadas anualmente .
*Excursões à Bulgária : organizadas pelo colaborador da Associação Sr. Ervant Babikyan- 2010/2011/2012/2013/ ate o presente anualmente.
* ATIVIDADE constante e ampla da ASSOCIAÇÃO na divulgação da Bulgária pela internet : turismo, história, gastronomia, folclore, artes…presidente Catarina Paslar,secretaria Jacy Karastan Noboa.
As atividades e o histórico acima demonstram o trabalho da ASSOCIAÇAO CULTURAL DO POVO BULGARO NO BRASIL - BULGARI – para a preservação da cultura búlgara e a divulgação dos aspectos positivos daquele pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário