segunda-feira, 9 de maio de 2022



PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE JORGE COCICOV

 04.05.2022

Centro de imprensa do NDB RM  



                                               



   Em nosso site já anunciamos o lançamento da tradução búlgara do segundo livro da trilogia do sociólogo brasileiro Jorge Cocicov, dedicado aos búlgaros da Bessarábia na América Latina. Esta é a obra "Imigração no Brasil e Uruguai: Búlgaros Bessarabians e Gagauz" (Sofia, 2021), publicada por iniciativa da Sociedade Científica de Búlgaros, na República da Moldávia (NDB, na Moldávia).

   A primeira apresentação deste livro teve lugar no Museu Etnográfico Nacional de Sofia. Abrindo o encontro, o moderador, PhD em Etnologia Galin Georgiev, destacou que este trabalho é importante para os búlgaros no exterior, que continuam a estudar os problemas de milhares de búlgaros e gagauzos que se mudaram para a América Latina no início do século XX.

  Entre os convidados do evento estavam historiadores da Ucrânia - Prof. Mikhail Stanchev, Prof. Sergei Strashnyuk (de Kharkov), bem como Vladimir Gamza e a filóloga Olga Kolot (de Nikolaev).

   A primeira palestra foi dada pela tradutora da obra do português para o búlgaro, Maya Daskalova, que traduziu o primeiro livro da trilogia. Antes de tudo, ela contou em detalhes sobre o autor Jorge Cocicov, que é brasileiro, descendente de búlgaros bessarabianos e também, cidadão búlgaro. Os motivos patrióticos do autor para empreender um trabalho tão extenso foram especialmente enfatizados. A obra foi escrita com muito amor e responsabilidade por seus compatriotas. A história do lugar do autor na preservação da memória dos primeiros colonos, que tiveram que superar problemas bastante complexos, foi interessante. Da exposição de Maya Daskalova entendemos que a versão original do sobrenome do autor não é Cocicov, mas Cochicov.

   O autor do prefácio e o editor científico da tradução, Ph.D. Nikolay Chervenkov (Presidente Honorário do Palácio Nacional da Cultura) revelou a estrutura do livro. Ele destacou que o trabalho começa com uma seção dedicada à formação da comunidade bessarábia no Uruguai, a partir dos bessarábios gagauzos e búlgaros vindos do Brasil. O método da biografia é revelado em detalhes, o que está embutido no estudo tanto no primeiro quanto neste livro. Notou-se que no processo de preparação para a publicação da obra em búlgaro houve cooperação ativa entre o autor, tradutor e consultor com historiadores e pesquisadores locais da Moldávia e da Ucrânia. Foi assim que o ensaio do historiador apareceu e foi publicado neste livro. Ivan Grek e Georgi Uzhakov encontraram parentes no Brasil. N. Chervenkov também destacou a importância da pesquisa de Jorge Cocicov como um importante ponto de referência na busca de historiadores e genealogistas locais das aldeias búlgaras da Bessarábia.

  O escritor Plamen Anakiev, diretor da editora que publicou a obra, observou que o autor, o tradutor e o consultor trabalharam com bastante sucesso. A contribuição do NDB na República da Moldávia, que coordena o trabalho, resolve problemas jurídicos e financeiros, foi notável.

  O discurso da Dra. Elena Vodinchar, doutora em etnologia, que é búlgara da Bessarábia, foi singular. Ela leu uma das descrições genealógicas, enquanto comentava a importância das informações nela apresentadas. Entre os participantes do encontro estava o Prof. Dr. Blagovest Nyagolov do Instituto de Pesquisas Históricas BAS, que falou sobre a comunidade búlgara contemporânea no Brasil. O Prof. Mihail Stanchev, um conhecido búlgaro de Kharkov, participou da reunião e parabenizou pela publicação do livro do professor, .relembrou os encontros durante sua atividade diplomática em Sofia com o embaixador do Uruguai, cujos ancestrais vieram da aldeia de Corten, na Moldávia, onde estão as raízes do professor

  Em nome de sua instituição, congratulou-se com a publicação do livro Milena Dimitrova, Assessora do Vice-Presidente da Bulgária, Dimitar Karadimov, Especialista-Chefe da Agência Executiva para Búlgaros no Exterior, expressou esperança de que a monografia seja um novo impulso para o futuro da Comunidades búlgaras no exterior.

   Os conferencistas pediram à Sociedade Científica de Búlgaros da República da Moldávia, a equipe que trabalha na edição búlgara da obra de Jorge Cocicov, que publicasse o terceiro livro da trilogia do autor o mais rápido possível. Foi feita uma proposta para que Jorge Cocicov fosse recomendado para um prêmio pelo governo búlgaro      

                                               Centro de imprensa do NDB RM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário