Cultura

Artes:

Artes Literárias


 A Literatura Búlgara pode ser considerado um das mais antigas entre os povos eslavos , tendo suas raízes no final do século 9 e nos os tempos de Simeon I do Primeiro Império Búlgaro .
A origem da tradição  literária búlgara está intimamente ligada à cristianização dos eslavos começou com o Khan (Tsar) Boris I adotou no ano de 864  a Ortodoxia Oriental ,ao invés da fé latina. para a sua corte e o seu povo.
 Esta decisão política, combinada com a proximidade geográfica com Bizâncio, determinou um papel fundamental para o búlgaro no desenvolvimento balcânico de uma primeira língua eslava escrita em seu corpo de escritos eclesiásticos conhecidos como Literatura Búlgara Antiga quando os santos Cirilo e Metódio criaram um alfabeto para Búlgaro Antigo, que é a base do idioma eslavo eclesiástico . Eles traduziram a maior parte do Antigo e Novo Testamento para ele, e usaram-no para escrever alguns tratados teológicos originais. Tanto os alfabetos Cirílico e  Glagolítico  estavam em uso precoce.
Durante a dominação Otomana, a literatura foi preservada apenas nos mosteiros e igrejas. 
Com o Renascimento Nacional no século XIX, a literatura búlgara floresceu mais uma vez e foi usada como um meio espiritual de apoiar a libertação do país do jugo otomano.
No final do século XIX e, novamente, no período entre as duas guerras mundiais, os autores nativos tentaram encaixar a tradição literária búlgaro no sistema europeu de normas. Talvez o trabalho mais importante durante o Renascimento Nacional foi de IvanVazov em “ Pod Igoto – Sob o jugo “ (1893), que detalhou preocupações búlgaras o sob domínio da lei otomana e os acontecimentos do levante1876 .
 Os escritos de Ivan Vazov, que trabalhava em uma infinidade de gêneros literários, serviu para definir muito do caráter búlgaro e influenciou gerações de escritores búlgaros. Estes, incluem poetas como Pencho Slaveykov , Peyo Yavorov, e Dimcho Debelyanov, assim como “ belletrists” (pessoas que se preocupam ou escrevem com “belas-letras”  como Aleko Konstantinov, Yordan Yovkov , e Elin Pelin.
Entre os escritores que ganharam fama na segunda metade do século XX  estão o poeta Atanas Slavov,  o romancista e dramaturgo Yordan Radichkov, e Blaga Dimitrova, poeta e romancista que serviu  o país brevemente como  vice-presidente da Bulgária. Outros escritores búlgaros contemporâneas de nota incluem Maria Stankova, Emil Andreev, Georgi Tenev, e Milen Ruskov.

 Artes Plásticas


O ímpeto inicial de tradições búlgaras nas artes foi interrompida pela ocupação Otomana no século 14 e muitas obras-primas iniciais foram destruídas.
A vida artística nativa surgiu novamente na Bulgária durante o renascimento nacional, no século19. Entre as obras mais influentes eram as pinturas seculares e realistas de Zahari Zograph na primeira metade do século e  Hristo Tsokev no segunda metade.
No final do século 19 e início do século 20, pintores búlgaros como Anton Mitov e o nascido tcheco, Ivan Mrkvichka produziram obras memoráveis, muitas delas retratando o cotidiano do povo búlgaro.
Nas primeiras décadas do século 20, importa o desenvolvimento de ambos , o estilo e  o tema , que tiveram  destacados os seus lugares e pelos quais foram lançadas as bases para os artistas posteriores, como Vladimir Dimitrov, um pintor extremamente talentoso, especializado nas cenas rurais de seu país de origem; Tsanko Lavrenov, um artista também  de artes gráficas e crítico observou e pintou cenas de antigas cidades búlgaras; Zlatyo Boyadjiev, conhecido por seus retratos de aldeia é Illya Petrov que pintou cenas e temas da história búlgara. 
Após a Segunda Guerra Mundial, o Realismo Socialista havia dominado os círculos artísticos búlgaros. Sua influência foi vista nos grandes temas históricos que foram adotados por artistas em gêneros que vão desde desenhos animados, para pinturas de natureza morta e paisagens regionais. 
No início do século 21, o mais conhecido artista búlgaro contemporâneo é Hristo Javacheff , um escultor ambiental conhecido por embalar estruturas famosas, como a “Pont Neuf, em Paris e do “Reichstag” , em Berlin – em tecido e plástico.

 

Música

A música tradicional da Bulgária, tal como a dança e as roupas búlgaras, varia em função da região de onde vem.


Geralmente , é difícil um cantor de uma região cantar música de outra região, tendo em conta a diversidade e a variação de sons e a sua emissão específica. A tradição musical reflete a energia criativa do búlgaro.
As músicas retratam os acontecimentos históricos, urbanos e campesinos, o que tem ajudado a “descobrir” e a estudar a história e os costumes do povo búlgaro, de há muito séculos atrás. As canções não têm autores, visto que são passadas de “boca- a – boca”, de geração em geração, e foram inventadas ao longo dos acontecimentos. Os textos das músicas, em si são como histórias, narrando problemas, “festas”, guerras, sentimentos.



Kaval, Gaida e Gadulka (flauta, gaita de fole e violino popular) são os instrumentos nacionais mais populares.
Cada música tem o seu ritmo e em função do ritmo é criada a dança. Normalmente, cada região tem um ritmo e / ou a dança específica. As algumas são gerais e dançadas pelo país inteiro, como é o caso da dança circular “HORO”.
As danças búlgaras impressionam por seus rápidos movimentos, por seus complicados passos e pelo temperamento de seus intérpretes.  A maior parte das danças podem ser interpretadas por centena de pessoas, tal como figura no livro de Recordes do Guinness, a maior dança coletiva foi considerada a búlgara, dançada por mais de 15.000 pessoas em conjunto, de mãos dadas – dança circular “HORO”, na capital Sófia, na noite de um feriado nacional.


Trajes Típicos



A costa búlgara do Mar Negro é muito rica com longas praias douradas, mar limpo e uma variedade de resorts de verão.

Aqui tudo os visitantes encontram seu paraíso – ambas as famílias crianças, como jovens que buscam entretenimento e entusiastas da natureza que preferem uma pausa plácido e tranquilo.
Na costa búlgara do Mar Negro há inúmeras e variadas possibilidades de recreação e lazer. Possui um comprimento de 378 Km e inclui 70 praias, muitas baías, bocas de rio pitoresco, bonitas florestas e magnífica combinação de clima montanha e mar.
As praias búlgaras são mundialmente famosas por sua areia fina e limpa. Onze praias búlgaras foram premiados em 2010 com “Bandeira Azul” um emblema que é concedido por seu ambiente limpo ecológico.
A costa búlgara do Mar Negro é muito apropriado para a observação de interessante e espécies raras de aves. A razão para isto é que as passagens Via Pontica – um do principais rotas de migração de aves peregrinos da Europa para a África. Muitos reservas naturais localizados em todo o litoral proteger as plantas e animais raros e ameaçados de extinção.

A boa atitude para com a natureza e sua riqueza nos recompensa com maravilhosa matas ciliares, belos locais e rica biodiversidade.
As terras da costa búlgara eram habitadas desde antiguidade e hoje em muitas cidades marítimas e resorts de férias pode ver monumentos histórico valioso. Isto proporciona uma excelente oportunidade de diversificação férias mar e contato com a cultura do passado. Locais culturais mais interessante é a antiga cidade de Nessebar – A monumento cultural que está sob a auspícios da UNESCO.
O Mar Negro tem uma salinidade baixa.
Ingressos e entradas são quase imperceptíveis, torna-se facto um bom lugar para se banhar no meses de verão. Temperatura água no verão é moderado, rara às vezes, é superior a 28 ° С, com o norte menor e mais alto a sul.
A proximidade das duas cadeias de montanhas, Stara Planina (Balcãs) no meio da costa sul e Strandzha, uma condição climática Pro, que é um bom local para a combinação do férias na praia com ar puro e fresco da montanha.


Artesanato


No decorrer de vários séculos as Terras Búlgaras constituíram um enorme atelier de Artesanato
Os objetos de madeira, metal ou barro, além de serem úteis, possuíam beleza e perfeição. Estas características, conservadas nas formas e presentes no nosso tempo, refletem o alto grau estético do povo búlgaro.
A tradição do artesanato tem passado de geração em geração, alcançando o seu auge nos séculos XVIII e XIX. Durante este período, florescem a talha de madeira, a iconografía, o trabalho do cobre, a cerâmica, o ferro forjado, a ourivesaria, os tecidos e os bordados.
As peças de cobre dos artesãos de são objeto de admiração, até hoje, pela fina e formosa elaboração. Distinguem-se as mesas de cobre, com gravados de flores, folhas ou aves. Por outro lado, a joalharia búlgara tem alcançado grandes sucessos, destacando as pulseiras, anéis, brincos, que mantém um tradicional valor estético (peças que fazem parte do traje nacional da mulher búlgara).




Outro dos ofícios populares é o trabalho de cerâmica. Desenvolve-se, principalmente, em regiões ricas em barro de boa qualidade. Os objetos são decorados com cores vermelha, amarela, verde ou branco; cores que combinam bem com a matiz natural do barro. Os artesãos de também enriquecem esta gama, somando o azul e o laranja.
A mulher búlgara mostra o seu sentido da beleza e a harmonia na arte dos tecidos. As mulheres búlgaras sabem bordar e tecer maravilhosamente…


Tradições e Folclore

           


Usos e Costumes do Povo Búlgaros

A maioria dos búlgaros é cristã ortodoxa, enquanto que os muçulmanos representam o 12.7 % da população, incluindo não só à minoria turca mas também, uma parte dos ciganos e os pomaks (descendentes dos búlgaros, que adotaram o Islã no século XVII).


Os pomaks falam búlgaro e respeitam as tradições búlgaras, mas professam a religião muçulmana. No relativo aos católicos, calcula-se seu número em cinquenta mil pessoas.
Os marcos físicos dos búlgaros são muito variados. Há ruivos e morenos, de olhos azuis e marrons, baixos e altos, mas todos eles têm em comum, falar a língua búlgara, idioma de origem eslava. Por seu folclore e tradições, os búlgaros são incluídos no grupo balcânico.
Existe uma certa diferença no relativo ao caráter e a mentalidade dos búlgaros, de acordo à região que habita cada um. Por exemplo, os habitantes de Sofia (chamados shopi), são famosos por sua obstinação e teimosia. Em troca, os gabrovianos são conhecidos pela sua proverbial avareza (sem lugar a dúvidas exagerada).
Os búlgaros reúnem todas marcas típicas dos povos que têm sofrido no decorrer de sua história: discrição, laboriosidade, hospitalidade, amabilidade e disponibilidade são tão só alguns dos gestos, que caracterizam os búlgaros. Além disso, o respeito e as relações amistosas, são a nota predominante.


O profundo senso do humor, junto à curiosidade e os desejos por apreender coisas novas são marcas, que definem bem os habitantes deste precioso país. Para eles, a sociedade, as comidas com os amigos e o bom vinho são valores muito altos. Embora suas idéias  sejam européias, os búlgaros conservam marcas orientais, sem esquecer as influências mediterrâneas, que  se percebe, sobretudo,. nas mulheres de idade, na cor preta de suas roupas.
Entre os costumes mais interessantes encontra-se as Martenitzi (símbolo da saúde, da fertilidade e do amor). Trata-se de uma tradição muito antiga, da época pagã, respeitada vivamente pelas crianças e pelos maiores de idade. No dia Primeiro de Março todos os búlgaros estão decorados com as martenitzi (fios trançados  de lã em vermelho e branco- símbolo de saúde) e as conservam até a chegada da primeira cegonha, então penduram-se nas árvores para realizar os seus desejos.
Por outro lado, com os Surva, Surovachka (ramos de sanguinho (árvore) de forma tradicional, decorados com laços multicoloridos, pombinhas de milho e frutas secas), as crianças “batem” em seus pais, avós e amigos para desejar-lhes saúde e sorte. Estes dois costumes mostram-nos que os búlgaros são, em definitiva, gente de boas intenções.                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário