sexta-feira, 1 de março de 2019

O DIA DA BABA MARTA






Na Bulgária, é realizado em 1º de março de cada ano, quando Baba Marta (Granndmother March ou a Vovó Março) deve ser mantida feliz, ou as geadas e a neve retornarão, em vez de receber um começo de primavera.
Tradicionalmente, os amigos, dão um ao outro, pulseiras de tecido vermelho ou branco, chamadas Martenitsi, um sinal de que desejam desfrutar de boa saúde e felicidade no próximo ano.
As pulseiras são usadas - sem remoção - até que se veja um sinal de primavera, por exemplo uma árvore em flor, ou mais tradicionalmente uma cegonha retornada da África após o inverno, significando o retorno da primavera. Também são feitos pompons um branco representando a neve que está indo embora e o outro vermelho representando o sol que volta com a primavera.
Normalmente avistam-se as primeiras cegonhas por volta do dia 21 de março, quando elas vão alimentar-se nos campos agrícolas, apenas arados por um trator. Os Martenitsi são então removidos do pulso e colocados especialmente em uma árvore que você deseja que frutifique bem naquele ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário