quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O Mistério das Vozes Búlgaras



O Mistério das Vozes Búlgaras -
 o fascinante mundo da música folclórica da mais alta qualidade.

Em 1952, Philip Koutev, conhecido como “pai” da música folclórica de concerto, criou o Coro Vocal Feminino da Rádio e Televisão Estatais da Bulgária.
Inicialmente as cantoras foram selecionadas nos vilarejos rurais pela extensão, abertura e beleza de suas vozes, sendo submetidas a intenso treinamento para compor este conjunto de timbre inconfundível.
A rigorosa seleção e a intensidade dos treinamentos permanecem neste que agora é um dos conjuntos vocais mais reconhecidos mundialmente pela excelência de formação, interpretação e repertório.
Conhecido como O Mistério das Vozes Búlgaras, o conjunto possui repertório fortemente influenciado pela história trácia, otomana e bizantina na Bulgária.
Ao longo do tempo, o Mistério das Vozes Búlgaras recebeu vários prêmios, dentre eles um Grammy e reconhecimento internacional até mesmo da NASA, que escolheu uma de suas músicas para enviar ao espaço num cd de apresentação da raça humana, na hipótese de seres extraterrestres virem a encontrá-lo. Ou do New York Times que ele afirmou tratar-se da “mais bela música do planeta”.
O cineasta Pier Paolo Passolini, utilizou interpretações do coral em trechos das trilhas sonoras de seus filmes "O Evangelho Segundo Mateus" (1964) e "Medéia" (1970).
O canadense Denys Arcand, que também recorreu a trechos musicais do Mistério das Vozes Búlgaras para ilustrar algumas passagens do belo filme "Jesus de Montreal".
No YouTube e na internet existem inúmeros vídeos de apresentações do coral, assim como há vasta discografia à disposição dos interessados na boa música e na música de altíssima qualidade da Bulgária.
Aproveite para apreciar também a beleza das roupas típicas das cantoras.
Bom divertimento:




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário