quarta-feira, 27 de abril de 2016

A semana Santa e a Páscoa ortodoxa na Bulgária



A semana Santa e a Páscoa ortodoxa da Bulgária: religião, ovos e kozunak

Mais um ano chega a Páscoa ortodoxa da Bulgária, mais de um mês após a Católica. Búlgaros chamam a Páscoa Strastnata Sedmitsa e é um feriado muito feliz para todos, religiosos ou não, porque neste país é comemorado com intensidade.

Páscoa ortodoxa na Bulgária

Como eu lhe disse no ano passado, a diferença de data é que a Igreja Ortodoxa usa o calendário juliano para estabelecer em que data vai cair a cada ano.
Em vez disso, a Igreja Católica é baseado no calendário gregoriano. Geralmente, há um atraso entre 1 e 5 semanas, dependendo do ano.

Não há grandes diferenças entre a Páscoa da Igreja Católica ea Páscoa ortodoxa como o alicerce espiritual, uma vez que ambos são religiões cristãs e, portanto, os dogmas de fé são quase iguais.

 
-> O sábado antes da Páscoa é Lázarovden, Dia Lázaro recorda a ressurreição de Lázaro, grande amigo de Jesus, Ele é "a ressurreição e a vida." 


-> Os ortodoxos no Domingo de Ramos relembram  Jerusalém a acolher Jesus presenteando -o com ramos de salgueiro, enquanto os católicos usam ramos de palmeiras ou de oliveiras.

-> Na Quinta-feira Santa a instituição da Eucaristia é celebrada na Última Ceia, ovos são pintados pelas famílias.
Pintura dos Ovos na Bulgária

Para pinturar os ovos não tem mistério, podem ser pintados com corantes vendidos em qualquer supermercado e após cozinhar os ovos basta colocar na mistura de água com corante.

Importante: Você deve sempre ter algum ovo vermelho, simbolizando o sangue de Jesus.

-> O Santo chegando, o dia da paixão e morte de Jesus, os ícones que os representam deve ser cobertos  até domingo.




-> No Sábado Santo, como na Igreja Católica, é o único dia do ano em que não se realizam missas ou serviços religiosos. À meia-noite três voltas são dadas caminhando  ao redor da igreja, no escuro, e então é chegada a Páscoa no domingo e você pode comer ovos e kozunak, ou esperar pela a manhã seguinte.

-> No domingo de Páscoa é chamado Velíkden, e é a maior celebração do cristianismo ortodoxo, como para os católicos.

Comer ovos é um ritual, que os búlgaros chamar Chúkane s Yaitsá, ou "bater os ovos"

Todos devem levar um ovo e segurá-lo , com o lado estreito voltado para cima. Então você tem que colocar em pares e trocar cuidadosamente os ovos, com uma mão, enquanto se diz Voskrese Hristos eo outro responde Vo iztina Voskrese.

O kozunak, bolo doce de Páscoa tradicional búlgara é muito semelhante ao panettone é como um pão doce. Na Bulgária o kozunak é vendido  o ano todo, mas a Páscoa é uma necessidade em qualquer casa búlgara.


texto original: http://www.mamaenbulgaria.com/2016/04/la-semana-santa-ortodoxa-en-bulgaria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário