quarta-feira, 20 de janeiro de 2016



ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL - BULGARI

 A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL,  fundada em 1996 por iniciativa do Sr. Julio Dimov,  tendo como colaboradores, Dr. Jorge Cocicov, Nelson Grecov,  Sonia Dimov e Catarina Paslar, tem como objetivos principais:
1) promover a harmonia e a fraternidade entre os associados;
2) proporcionar o intercâmbio amistoso com entidades públicas e particulares brasileiras e estrangeiras, respeitando as leis do Brasil;
3) promover atividades sociais, culturais e recreativas: e,
4) resgatar e divulgar a cultura búlgara, os hábitos e costumes do povo búlgaro, o turismo e os produtos da Bulgária.

 A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL, nas suas atividades, tem se dedicado com afinco a:
a) comemorar as datas significativas e históricas da BULGÁRIA, em eventos abertos ao público em geral;
b) participar das FEIRAS DO LESTE EUROPEU, realizadas mensalmente na Vila Zelina e de outros eventos, divulgando a cultura búlgara através da gastronomia, da arte, do artesanato, da dança e da música da Bulgária;
c) participar da FESTA DO IMIGRANTE em São Paulo, realizada anualmente no MUSEU DA IMIGRAÇAO, evento que conta com a presença de milhares de visitantes;
d) participar da Festa Internacional do Folclore, com a apresentação de danças e músicas búlgaras; e,
e) exaltar e incentivar a difusão da cultura búlgara, quer seja no âmbito interno  da ASSOCIAÇÃO, entre seus membros, quer seja através da mídia em geral, inclusive da participação em programas de TV mostrando a cultura búlgara.
Para a realização deste trabalhos, a ASSOCIÇÃO conta, dentre outros, com a presença e cooperação da jornalista Maya Daskalova, e de seu profundo conhecimento da cultura búlgara.
 Conta também com o valioso trabalho de Jacy Karastan Noboa, para divulgar e manter ligação com associações búlgaras do exterior.
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL mantém esforço permanente para  integrar os trabalhos com o Consulado da Bulgária, contando para isso com a inestimável colaboração do Cônsul  Comercial da Bulgária em São Paulo,  Sr. Kostadin Stoichev.
Pela sua especial importância, a ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL colabora intensamente na divulgação do livro “Imigração no Brasil – Búlgaros e Gagaúzos Bessarábios”, de autoria  do Dr. Jorge Cocicov, em 3 volumes, com rico material em português sobre a história da Bulgária, gastronomia, idioma e a presença da literatura búlgaro-brasileira.  O livro, inclusive, ganhou uma primeira versão para o idioma búlgaro, através  da Agência Governamental para os Búlgaros no Exterior, com publicação em Sófia, em 2014.

Elaboração Catarina Paslar, em  São Paulo,  07 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário