Eventos


Festival das Rosas em Kazanlak


Vale das Rosas e Festival das Rosas

"Não há maior celebração da Festa das Rosas". Sob este lema é realizada todos os anos um dos mais bonitos e pitorescos festivais na Bulgária - O  Festival das Rosas. O evento realiza-se há mais de 100 anos  em cada primeira semana de junho, na cidade de Kazanlak e em todo Vale das Rosas.. E é uma das festas mais coloridas, pitorescas e belas na Bulgária.
O Vale das Rosas  abrangem as cidades de Karlovo e Kazanlak. O Vale e é bem conhecido pelo cultivo da rosa, que um dos símbolos da Bulgária, e a cada ano a cidade hospeda o Festival das Rosas - um dos eventos mais importantes da cidade e da área circundante.


Festa das Rosas
Não há flor  mais cara do que a rosa de Kazanlak . Lendas trouxeram a flor  que tornou-se um símbolo da cidade. De acordo com algumas lendas, para mais de 300 anos, do Oriente Médio trouxeram  a Rosa Damascena, que ainda hoje é cultivada em Kazanlak e Karlovo. De acordo com outras, um dia, um juiz otomano  plantou em seu jardim  uma bela roseira, trazida da distante Síria. As flores aromáticas rapidamente se adaptaram ao clima local e começa a crescer. Um dia, o sultão passou pelo jardim e ficou enebriado  pelo perfume forte e beleza do arbusto. Em seguida, emitiu uma ordem para começar a cultivar as rosas para as necessidades do palácio, cultivo este que lançou as bases do Vale das Rosas.

Rainha da Rosa
A maior festa no Vale das Rosas Rose é o Festival das Rosas.  Ele é organizado todos os anos durante a primeira semana de junho, quando começa a colheita das rosas. 
Inicialmente, a colheita das rosas era o principal sustento para os habitantes de Kazanlak, mas ao longo do tempo tornou-se uma celebração única e ritual, que hoje é acompanhada com música e dança. O evento traz convidados e turistas de todo o mundo que não só testemunham a primeira colheita das rosas, mas também têm a oportunidade de experimentar a cultura única e,os costumes e tradições locais.

 Colheita
A temporada  da colheita das rosas começa no início da manhã, como tradicionalmente é feito, manualmente, e vai até o meio-dia. Necessariamente, as flore estão frescas e não estão em plena floração. Durante o festival é realizada aqui e escolha da Rainha Rosa.Uma única menina, a mais bonita do Vale das Rosas é coroada  a rainha do festival. A Beleza tem a honra de abençoar os catadores de rosas no primeiro dia da colheita de rosas e atravessa a rua principal da cidade , à frente de um desfile . No início da manhã da primeira colheita de rosas, a rainha vai pela primeira vez  ao campo para liberar os catadores de rosas  no
seu reino.
Os hóspedes e visitantes também se dirigem  aos campos para a separação das primeiras flores. No final colheita, a rainha premia o melhor catador de rosas e  decora os visitantes com guirlandas e rosas.
A festa remonta a 1903 e também uma festa das flores, é uma celebração da caridade. No início do século, durante as festividades eram recolhidos fundos para as famílias pobres e órfãos;  a tradição é preservada até hoje. Hoje é preservada uma outra tradição - a organização de exposições, passeios ao Mosteiro de Shipka, desfile carnavalesco e uma série de entretenimentos.
Uma das maiores atrações no festival da rosa é a destilação da rakia de rosas . Para recriar os rituais autênticos e tradicionais são preparados pratos exclusivos como o pão com geléia de rosas, rakia de rosas,  lokum( doce turco)  e banitsa .
O ponto culminante da festa é o Carnaval, que acontece todos os domingos. Nele participam não apenas os kukeris (mascarados), mas ensembles folclóricos, líderes de torcida, motociclístas e muitos outros.

Festival das Rosas em Karlovo Ontem e Hoje


História
O festa é comemorada regularmente em Karlovo desde após o fim da Primeira Guerra Mundial. Inicialmente, após a restauração da casa de Vasil Levski, os dias 31 de maio e 01 de junho (Pentecostes e Espírito Santo) são comemorados em Karlovo como o Dia do Levski  ena cidade organizam uma grande congregação popular envolvendo muitas pessoas de todo o país.
 
Tradição e estilo no coração do Vale das Rosas



A festa foi comemorada pela primeira vez em 1903 e é tradicionalmente realizada durante o primeiro fim de semana de junho,

Como  centro de produção e processamento de flor de rosa, Kazanlak e Karlovo eram famosas muito antes da Libertação da Bulgária. Por muitos anos, este é o único meio de vida, mas somente na década de 1930 jardins de rosas, belas paisagens e a arquitetura,  a indústria local de óleo de rosa local é percebida como  coisas atraentes que despertam o interesse dos turistas búlgaros e estrangeiros.
 Segue curioso momento das festividades, apresentado por Nikola Stanev em seu diário de viagem de 1936:. "Nestes dias em Karlovo , torna-se o mais bonito, o da colheita das rosas. O campo de Karlovo está animado como o mar, cuja oscilações às vezes são campos de rosa, às vezes jardins de hortelã ... O ar é leve e repleto do aroma de várias flores medicinais e do campo. Os passageiros  chegam nos vagões do trem em linhas contínuas. Eles são direcionados imediatamente para as igrejas, e ao Monumento do Apóstolo e da praça do mercado para o relógio da cidade. Em todos os lugares, nas ruas, guirlandas intermináveis ​​de rosas penduradas em pilares, janelas, portas e varandas; casas são decoradas assim como igrejas e praças. Meninos e meninas vestidos festivamente, com guirlandas nas cabeças e seguram na mão  grandes cestas com rosas coloridas e alegres oferecem  gratuitamente a todos os visitantes, como os cumprimentassem com  Boas-vindas. "

Em tempos mais recentes, esta iniciativa local  do Festival das Rosas é celebrado em Maio na aldeia Rozino , como uma região de Karlovo com as maiores áreas de rosas plantadas em todo o Vale das Rosas entre a cidade e o desfiladeiro. O primeiro festival foi organizado em 1946, quando, no final da colheita de rosas é realizado um evento de aldeia  e esta tradição continuou por 20 anos. Um fato curioso desse período foi o de que, em 1965, foi convidado para o evento o então primeiro estadista Todor Jivkov, que no espírito da então "convergências" populares, em seguida,  embarcou em uma carroça especialmente decorada e adaptada. Infelizmente, o cavalo é muito malcriado e desobediente e, assustado, virou a carroça com  o convidado real. Após este incidente, Todor Jivkov , por logos anos não se animou a ir na região Karlovo, e a festa na aldeia Rozino  é proibida até 1966.

Em 1967, o Festival das Rosas em Karlovo foi retomado, e em 1969, com a proposta do  "lobby" de Karlovo para as autoridades supremas  - Ivan Pramov e Draza Vulcheva , é aprovado como festa nacional. Para não se esquecer, outra região outra região produtiva de rosas - Kazanlak,  foi indicada para hospedar e intercambiar as festas. Realizada anualmente, no primeiro domingo de junho,  têm o direito de hospedar e   ter a 2ª região produtiva de rosas - de Plovdiv  e  de Stara Zagora, que   no ano, se responsabiliza pela organização e realização delas.. Karlovo   hospeda  nos anos  ímpares e Kazanlak, nos anos pares, estas festas.

O mais espetacular da história das festas em Karlovo foi realizada em 1975. Eis que, em 15 de junho, pela primeira vez na história das festas houve a Rosa da esta (A Rainha das Rose) - a estudante Sarah Harlova. No estádio da cidade foi organizado um espetáculo pomposo com lideres de torcida, *Bai -Ganyus  ,helicóptero jogando água de rosas,* atores folc * kukerís folclóricos e outros  à espera de serem visitados pelo chefe de Estado Todor Zhivkov, que diplomaticamente evitou a visita. No estádio é "derramada" toda a liderança do Partido Comunista e do Estado, chefiada pelo então primeiro-ministro Stanko Todorov, a celebração foi transmitida em uma rede nacional de televisão e retransmitida pela Intervision. No estádio da cidade especialmente reconstruído para a festa , participaram mais de 30.000 visitantes, entre eles 3.500 estrangeiros. A cena desse espetáculo foi reproduzida no filme "Avalanche".
* Bai - Ganyu : personagem satírico búlgaro ( literatura)
* Kukeris - mascarados




Eventos


Calendário de Eventos

Todos as Festas e Festivais Tradicionais Búlgaros, seus Calendários e Locais de Acontecimento para você se programar.

Calendário de Eventos com os Festivais Banitza, Sudzuk, Zelnik, Troyan e Festas da Cereja, Iogurte, Mel, Pêssego e muitos outros!

Mesa Suntuosa para o convidado de minha cidade

Este festival viaja pelo país com a finalidade de coletar a autêntica culinária e divulgar a seus visitantes as receitas de diversidade e riqueza de cozinha regional e nacional. São organizados concursos para chefs e apresentações culinárias.
Onde: Em qualquer lugar na Bulgária
Quando: “Mesa Suntuosa para o convidado de minha cidade” é comemorado mais frequentemente com a celebração oficial da cidade. Para mais informações visite: http://culinaryfestival-bg.com










Festival Banitza


O feriado Banitza é comemorado durante muitos anos, na vila do mesmo nome, Banitza, na região de Vratza. Por Naturalmente, o concurso de desenho o Banitza mais saborosos é uma parte importante evento. Se você visitar este evento, você pode saborear diferentes tipos de Banitzas e apreciar os shows folk.
Onde: Vila Banitza
Quando: Maio


Festival de Sudzuk



Este festival anual apresenta visitantes Gorna Oriahovitza o Sudzuk (Tipo de salsicha tradicional) que ocorre na cidade, bem como suas diversas aplicações culinárias.
Durante a feira pode-se provar diferentes de Sudzuk e aprender mais sobre os métodos de preparação.
Onde: Gorna Oriahovitza
Quando: Final de Maio


Festa da Cereja


Na região de Kyustendil amadurece as mais ricas cerejas búlgaras,  por esta razão precisamente naquela cidade é organizado este festival anual deste deliciosos frutos.
Lá você vai ter a chance para conhecer e degustar diferentes variedades cereja. Irá aprender na preparação de pratos culinária com cerejas como doces, compotas e bolos.
Onde: Kyustendil
Quando: Junho



Festival de Rila Zelnik


O festival anual Zelnik (tipo de banitza com repolho em conserva) é organizado na aldeia de Iskar perto Samokov.
Os chefs locais competem na preparação de mais saborosa Zelnik. Os visitantes podem saborear esta banitza, como outros pratos típico da região de Samokov.
Onde: Vila de Beli Iskar
Quando: Junho

 
                                                          
 Festa do Iogurte


Na cidade de Tran você pode aprender mais sobre o Iogurte participando do festival anual em uma visita ao Museu Yogurt localizado próximo a cidade (7 km de Tran na aldeia de Studen izvor). Haverá a possibilidade de saborearr um iogurte caseiro real e outros produtos lácteos.
Onde: Tran
Quando: Junho

 
                                                          
Festa do Pêssego


Se você quiser provar as diferentes variedades de pêssegos e produtos culinária feita a partir desta fruta, tem que ir para a cidade de Tutrakan. Todos os anos são comemorados a Festa do Pêssego onde além das variedades diferentes de degustação desta fruta, pode-se provar a famosa aguardente de damasco.
Onde: Tutrakan
Quando: julho



Mar de Vinho


Na cidade costeira de Pomorie uma festa é organizada com exposição dedicada ao vinho. No evento acontecem degustações e prêmios para os produtores de vinho com qualidade superior.
Onde: Pomorie
Quando: Agosto




Festival Internacional do Mel


Todos os anos, a cidade de Nesebar abriga o Festival Internacional do Mel.  Além de dar aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor o mel e seus derivados, o festival inclui um seminário onde os produtores de mel tem oportunidade de trocar experiências.
Onde: Nesebar
Quando: Final de Agosto


                                                  
   Festa de ameixa e aguardente de ameixa de Troyan


Na aldeia de Oreshak na cidade de Troyan é comemorado o festival anual tradicional dedicado à bebida alcoólica mais típica da Bulgária, a rakia. Juntamente com apresentações folclóricas a competição é organizada para o melhor brandy casa.
Onde: Troyan
Quando: Último Final de Semana de Setembro











                                                                       
Festival da Batata


Na cidade de Klisura há o único Museu sobre Batata no país e também não por coincidência o Festival da Batata.
Durante o evento pode- se provar uma grande variedade de pratos com batatas e desfrutar uma interessante programa folclórico.
Onde: Klisura
Quando: October









                                                                    
Festa do Feijão


É fácil imaginar que a Festa do Feijão é comemorada na aldeia Smilyan em Rhodope.
Lá você pode provar pratos variados e elaborados com feijão e comprar feijão de Smilyan enquanto desfruta um programa de entretenimento festivo.
Onde: Smilyan
Quando: Novembro


                                                                 
 Festival da Abóbora



A abóbora é bem conhecida na cozinha búlgara. É usada para preparar tikvenik (tipo banitza com abóbora), doces, cremes e sobremesas. Na região de Sevlievo pode-se conhecer essas delícias da culinária na “Festa Anual da Abóbora”.
Claro que há um concurso organizado para a maior abóbora. 
 Onde: Sevlievo
Quando: Novembro














FESTIVIDADES 

1 JANEIRO - ANO NOVO
1 MARÇO    - MARTENITSA
3 MARÇO   - DIA NACIONAL DA BULGÁRIA - Dia da libertação da Bulgária do jugo otomano
1 MAIO       - DIA DO TRABALHO
6 MAIO       - DIA DE SÃO JORGE
24 MAIO     - DIA DA CULTURA BÚLGARA E DO ALFABETO ESLAVO
6 SETEMBRO - DIA DA UNIFICAÇÃO DA BULGÁRIA
22 SETEMBRO - DIA DA INDEPENDÊNCIA DA BULGÁRIA
29 OUTUBRO   - DIA DOS BÚLGAROS BESSARABIANOS
24, 25 E 26 DEZEMBRO  - NATAL
VELIKDEN - PÁSCOA ORTODOXA - marcada de acordo com Calendário Juliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário